Páginas

Projeto Tamar

Lições que vem do Mar


www.Tamar.com.br



Hoje eu to aqui pra falar de um grande sucesso e dar uma maravilhosa noticia, as nossas tartarugas marinhas estão se recuperando.


 As tartarugas marinhas que ao longo de 150 milhões de anos enfrentaram e sobreviveram as mudanças climáticas radicais em nosso planeta, quase não resistiram aos danos causados em pouco mais de 100 anos por nossa civilização.

Um impacto tão grande que na década de 80 elas foram consideradas praticamente extintas aqui no Brasil.

E extinção é coisa muito séria, não tem volta e é pra sempre.

As tartarugas são animais viajantes por natureza. Desconhecem fronteiras e cruzam oceanos sem parar, que durante sua longa vida, maior que a nossa, levam aos 4 cantos do mundo a bandeira de proteção aos recursos marinhos.

E a turma do Tamar também não para, dia e noite pesquisadores, tartarugueiros e estagiários percorrem mais de mil quilômetros de praia Brasil a fora coletando dados e protegendo as desovas.

A bordo de um barco de pesca oceânica e em pequenas embarcações costeiras as equipes do tamar ensinam os pescadores a salvar as tartarugas capturadas pelas redes e mostram como retirar anzóis sem ferir os animais.

E no tamar também tem gente cuidando de gente, através de ações educativas e sociais desde que foi criado em 1980 o projeto oferece novas oportunidades de sustento a muitas pessoas que no passado precisava matar as tartarugas e colher os ovos para sobreviver.

Criou mais empregos, ajudou escolas, incentivo a cultura popular e mostrou para todos que uma tartaruga viva vale mais, e quanto mais, do que uma tartaruga morta.

É assim, o tamar que começou com cinco pessoas em 1980, hoje conta na sua equipe com mais de mil e trezentas pessoas.

Nos 10 centros de visitante mantidos pelo projeto, atividades de educação ambiental sensibilizam os visitantes, as 14 lojas do tamar valorizam as localidades onde estão instaladas e geram mais emprego para as comunidades locais.

O projeto começou no século passado em 1980, o primeiro passo foi o levantamento de informações sobre a ocorrência das tartarugas marinhas na costa brasileira, do Rio Grande do Sul ao Amapá foram quase dois anos.

A situação era dramática naquele tempo, a coisa tava feia, muito feia mesmo, quando o Tamar entrou em ação.

Protejer os Ninhos, garantir o nascimento dos filhotes, foi o primeiro passo, dias depois os primeiros filhotes começam a nascer, uma cena emocionante, praticamente inesquecível na memória dos adultos e para crianças que nunca tinham visto uma tartaruguinha.

E é assim, com a participação de todos os setores da sociedade, cidadões, empresas e governos, com 30 anos de vida o tamar já devolveu ao mar mais de 9 milhões de tartarugas.

O problema é que nem todas as tartaruguinhas sobrevivem, por isso não pense que o tamar já venceu a luta contra a extinção das tartarugas, na verdade durante todos esses anos, o projeto só vem dando uma mãozinha para elas, que ainda continuam em perigo.


 Continuam ameaçadas pela ocupação desordenada das praias, pelas redes de pesca que acabam capturando os animais acidentalmente e pela poluição dos oceanos que não para de crescer.

Por tudo isso a missão do tamar é tão importante, é preciso proteger cada vez mais as desovas, devolver mais e mais filhotes para o mar, trabalhar duro, até chegar um dia que as tartarugas não corram mais ricos de desaparecer.

E você também pode ajudar o tamar, é fácil, comprando uma camiseta, adotando uma tartaruga, freqüentando senso de visitação, participando dos eventos nas praias, incentivando o projeto.

È importantíssimo que isso aconteça primeiro por que isso tudo é por nossas tartarugas, segundo pelo sucesso mesmo desse projeto que é tão importante que é o tamar, e pra gente deixar alguma coisa de positivo para próximas gerações.


Nos apoiamos o Tamar que hoje é um Projeto de exemplo pra todo mundo.